domingo, 3 de fevereiro de 2013

Processo de Inclusão


ÒDificuldade de adaptação (cobrança maior de atenção, concentração, regras e limites)
ÒDificuldades no aprendizado (falta de concentração e memorização)
ÒFrustração
ÒTaxa de punição, suspensão e expulsão escolar três vezes maior do que a dos demais alunos.  

Papel do professor:
ÒTrabalhe com rotinas claras e previsíveis
ÒOrganize a sala de forma circular (formando um U)
ÒTrazer a criança para perto do professor
ÒColoque limites claros e objetivos
ÒDesenvolva atividades físicas para toda a turma, um alongamento, por exemplo
ÒReconheça os limites da sua tolerância e modifique o programa da criança com TDAH
ÒAfastar de portas e janelas para evitar distrações
ÒManter sempre um contato visual
ÒIntercalar atividades de alto e baixo interesse
ÒPropor aulas mais estimulantes e que prendam mais a atenção do aluno
ÒAtividades praticas, manuais e artísticas
ÒRepetir ordens e instruções certificando-se que o aluno tenha compreendido
ÒListar as atividades do dia no quadro
ÒTarefas e atividades curtas ou subdivididas
ÒPedir para que faça algo fora de sala (buscar material ou entregar recados)
ÒProporcionar trabalhos em grupos pequenos
ÒMandar por e-mail as tarefas de casa, datas de trabalhos e provas para o aluno
ÒManter contato constante com os pais e psicólogo da criança.

Papel da família:
ÒDar instruções curtas e objetivas
ÒDestinar a ele responsabilidades simples
ÒProporcione desafios viáveis
ÒApresentar jogos que desenvolva sua atenção (quebra-cabeças)
ÒNão utilizar reforços negativos (broncas, castigos)
ÒUtilizar reforços de extinção (ignorar), mas principalmente reforços positivos (elogiar).
ÒColocá-lo para praticar alguma atividade física de seu interesse 

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