ÒDificuldade
de adaptação (cobrança maior de atenção, concentração, regras e limites)
ÒDificuldades
no aprendizado (falta de concentração e memorização)
ÒFrustração
ÒTaxa
de punição, suspensão e expulsão escolar três vezes maior do que a dos demais
alunos.
Papel do professor:
ÒTrabalhe com rotinas
claras e previsíveis
ÒOrganize a sala de
forma circular (formando um U)
ÒTrazer a criança para
perto do professor
ÒColoque limites
claros e objetivos
ÒDesenvolva atividades
físicas para toda a turma, um alongamento, por exemplo
ÒReconheça os limites
da sua tolerância e modifique o programa da criança com TDAH
ÒAfastar de portas e
janelas para evitar distrações
ÒManter sempre um
contato visual
ÒIntercalar atividades
de alto e baixo interesse
ÒPropor aulas mais
estimulantes e que prendam mais a atenção do aluno
ÒAtividades praticas,
manuais e artísticas
ÒRepetir ordens e
instruções certificando-se que o aluno tenha compreendido
ÒListar as atividades
do dia no quadro
ÒTarefas e atividades
curtas ou subdivididas
ÒPedir para que faça
algo fora de sala (buscar material ou entregar recados)
ÒProporcionar
trabalhos em grupos pequenos
ÒMandar por e-mail as
tarefas de casa, datas de trabalhos e provas para o aluno
ÒManter contato
constante com os pais e psicólogo da criança.
Papel da família:
ÒDar instruções curtas
e objetivas
ÒDestinar a ele
responsabilidades simples
ÒProporcione desafios
viáveis
ÒApresentar jogos que
desenvolva sua atenção (quebra-cabeças)
ÒNão utilizar reforços
negativos (broncas, castigos)
ÒUtilizar reforços de
extinção (ignorar), mas principalmente reforços positivos (elogiar).
ÒColocá-lo para
praticar alguma atividade física de seu interesse
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